APOSTO EXPLICATIVO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA SEMÂNTICA COGNITIVA

Natan Oliveira Ferreira

Resumo


Verifica-se que o enquadramento do aposto dentro do quadro investigativo da Gramática Tradicional (GT) como elemento integrante e/ou acessório no âmbito da sintaxe causa inúmeras questões de incompreensão. A designação aposto engloba uma série de construções de natureza diversas. A caracterização de tal fenômeno é feita com base em critérios de ordem prosódica, morfossintática e semântica a depender do gramático.  O fundo comum em todas as análises é, basicamente, de natureza substantiva sob o viés tradicional. No entanto, Azeredo (2010), em sua gramática descritiva, aprofunda-se na caracterização do aposto ao afirmar que a função primária do Sintagma Nominal (SN) aposto é explicitar o referente contido no termo precedente. Segundo o autor: “aposição é o processo por meio do qual o núcleo primário ou fundamental de um SN vem acompanhado de um segundo SN, seu núcleo secundário, que particulariza a referência classificatória do primeiro”, ou seja, o autor tenta dar conta dos diferentes tipos de aposto elencados pela GT partindo do pressuposto lógico-dedutivo segundo o qual o problema seria resolvido através da ótica da explicitação de algo inerente que, contudo, extrapola a própria construção sintática. Propomos neste trabalho estudar a categoria ‘aposto’ em termos semântico-cognitivos. Para tal, formulamos algumas questões que precisam ser consideradas, ao se levar em conta que o aposto é o elemento funcional da sentença que serve para especificar semanticamente o SN à esquerda: (1) quando o aposto atua explicando e quando o aposto é recategorizador? (2) Se o aposto for entendido em termos de uma categoria radial, é possível criar uma escalaridade entre apostos denominados explicativos? (3) Se explicar e recategorizar são operações metonímicas, de que forma interagem com os SNs sob seu escopo? (4) Especificação e recategorização têm relação com (graus de) subjetividade? Tais questões foram testadas empiricamente através do cotejo entre exemplos extraídos de compêndios gramaticais e dados de língua em uso.

Palavras-chave: Aposição; Prototipicidade; Ponto de referência.


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