SARCASMO, PÓS-MODERNIDADE E HUMOR

Fabiana Julio Ferreira

Resumo


Este trabalho se insere em uma pesquisa maior que foca na análise do sarcasmo verbal, sob a ótica da Linguística Cognitiva, tendo como corpus as interações existentes no seriado americano House MD, em que o personagem principal é considerado um arquétipo do sarcástico comum. Neste recorte, foram selecionados dois aspectos específicos do fenômeno estudado: a pós-modernidade e o humor. O sarcasmo tem sido um fenômeno linguístico-discursivo em voga e considerado, por muitos, como tendo um valor especial. Considerando que a língua não se faz sem sociedade, fez-se necessário uma discussão da era pós-moderna em que estamos inseridos para explicar a popularidade do fenômeno e a natureza de seu uso. Para tanto, investigamos os estudos de Bauman (1998), Haiman (1998), Vieria & Stegnel (2012) e Hall (2003). Por outro lado, tendo sua investigação iniciada, mais sistematicamente, com os estudos da pragmática e, em seguida, desenvolvida pela Linguística Cognitiva, o sarcasmo tem sido abordado a partir da perspectiva do humor, como argumentado em Toplak & Katz (2000), Attardo & Poggy at al (2003) e Keith-Spiegel apud Cartsburg (2007). O humor sarcástico é, assim, uma das características da pós-modernidade e, para a tentativa de compreensão do fenômeno, este estudo abordará algumas das teorias de humor desenvolvidas dentro da Linguística Cognitiva, considerando as visões de Attardo e Raskins (1991).

PALAVRAS-CHAVE: Sarcasmo, ironia, pós-modernidade, humor


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