RETRATOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LE DA REDE FEDERAL TECNOLÓGICA: UM DISPOSITIVO DE ANÁLISE SOB A LENTE DA SEMÂNTICA GLOBAL

Carlos Fabiano de Souza

Resumo


A criação dos Institutos Federais (IFs) cumpre um papel relevante quanto a fomentar uma nova etapa da Educação Profissional e Tecnológica do país. No bojo desse processo, evidencia-se que as unidades da Rede Federal Tecnológica (RFT) têm sido reconhecidas como escolas de referência mundial na implantação de programas e políticas específicas para o setor, ao prover um ensino público de qualidade, por meio da oferta de diferentes itinerários formativos pactuados com a formação para a cidadania e para o trabalho. Em face dessa questão, o atual cenário, no qual as escolas da RFT se inserem como instituições pluricurriculares, multicampi, que se organizam tendo como eixo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, impõe-nos o desafio de pensar o papel que desempenham os/as professores/as nesse sistema. Entende-se, sobretudo, que estamos diante de indivíduos com um compromisso social, tal que por meio do seu trabalho o processo de ensino e aprendizagem ganha significado, contribuindo, assim, com a emancipação da mesorregião na qual essas escolas se encontram localizadas. Acerca do professor de língua estrangeira (LE), em especial, pode-se afirmar que, atualmente, a internacionalização dos Institutos, por meio de Programas de Cooperação Internacional, tem cooperado para que se coloque em pauta o lugar que o professor de inglês tende a ocupar nesse processo, como peça fundamental no que toca ao desenvolvimento de uma política linguística e de internacionalização efetivas. Partindo dessas explicitações preliminares, sob a lente da semântica global (MAINGUENEAU, 2008), este texto busca apresentar um dispositivo de análise para ler discursivamente os processos de significação do ser professor de LE na RFT, a partir de enunciados inscritos no formulário de pesquisa Perfil de professores licenciados em Letras da Rede Federal, realizado pela SETEC/MEC em 2015, o que implica considerar os sentidos produzidos sobre formação docente para atuar nessas escolas.

PALAVRAS-CHAVE: Semântica global, formação docente, professor de língua estrangeira, Rede Federal Tecnológica.


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