AS IDENTIDADES DOS BRASILEIROS E DOS NÃO BRASILEIROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL

Bruna Maria Silva Silvério

Resumo


Este trabalho apresentará o andamento da pesquisa de Doutorado, que tem como tema as identidades dos brasileiros e dos não brasileiros nos livros didáticos de espanhol. Para sua realização, serão analisadas coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio. Assim, por meio da análise discursiva, o trabalho visa a observar as questões identitárias nos textos e atividades dos livros selecionados, verificar de que forma são construídas as identidades dos brasileiros e não brasileiros nos enunciados do LD, além de comparar a abordagem do tema entre as coleções. Com relação à fundamentação teórica, referente às questões identitárias toma-se como referência os principais autores que abordam o tema de cultura, identidade e ensino, tais como Woodward (2011), Hall (2011), Coracini (2007) e Silva (2011). Para a realização da análise dos enunciados, o trabalho fundamenta-se em perspectivas discursivas, baseando-se em autores que tomam a linguagem enquanto construção social, como Bahktin (2011), principalmente no que diz respeito aos gêneros do discurso e ao dialogismo, e Maingueneau (2008), focando-se nas suas propostas de análise discursiva. Ao longo do trabalho, pretende-se fazer uma análise de cada coleção selecionada, entendendo que a linguagem está totalmente relacionada ao social e que o discurso não é só uma forma de representação do contexto social-histórico, mas que também, segundo Maingueneau (2011), é uma forma de ação sobre o outro. Como a pesquisa ainda está em desenvolvimento, serão apresentados resultados parciais.

PALAVRAS-CHAVE: Identidades; livro didático; espanhol; Análise do Discurso.


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