A LEITURA DO CONJUNTO DE TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA

Thatiana Muylaert Siqueira

Resumo


A presente pesquisa pretende investigar como as relações semânticas (SANTAELLA, 2012), que vão da complementaridade à discrepância, entre palavra e imagem presente nas seções de aberturas das unidades de livros didáticos são estabelecidas, além de apresentar, também, como o aprofundamento dessas relações pode contribuir para a significação do conjunto de textos. Assim, estará em foco, principalmente, as estratégias de leitura (KLEIMAN, 1996), os mecanismos utilizados para a construção de sentidos no texto (CHARAUDEAU, 2014), a presença do modo de organização descritivo que relacionado aos processos referenciais (KOCH;ELIAS, 2010) são capazes de determinar e especificar os objetos de discurso. Partindo do pressuposto de que os sentidos produzidos pelos textos nascem de uma conformação direcionada pela intencionalidade dos sujeitos enunciadores, conceitos acerca dos conhecimentos prévios (PCN, 1998), das inferências (DELL’ISOLA, 2001) e das representações sociais (MOSCOVICI, 2013) serão expostos para ratificar a relevância da bagagem social, cultural e discursiva dos sujeitos destinatários para interpretação e compreensão dos enunciados. Como aporte teórico, serão utilizadas as noções de letramento (SOARES, 1998), dos multiletramentos (ROJO, 2013), da intertextualidade (KOCH, 2008) e da interdiscursividade (CHARAUDEAU, 2001). O corpus será composto por peças retiradas de dois livros didáticos de Língua Portuguesa (CEREJA; MAGALHÃES, 2012; JACINTO, 2014) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.


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