UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA SOBRE A ABORDAGEM DA RELAÇÃO HOMOAFETIVA E DA HOMOPARENTALIDADE NA NARRATIVA VERBO-VISUAL PARA CRIANÇAS

Anabel Medeiros de Azerêdo

Resumo


Neste trabalho, pretende-se investigar como os temas relação homoafetiva e homoparentalidade têm sido trabalhados em obras verbo-visuais destinadas ao público infantil. Temas sociais como esses inscrevem-se em formações discursivas muito específicas, suscitando controvérsias que, dependendo do modo como são tratadas, podem gerar polêmica. Obras verbo-visuais constituem-se de textos híbridos, em que os sentidos emergem das relações estabelecidas entre a linguagem verbal e a visual por meio do processo de interpretação, que se realiza pela percepção dos seres do mundo, manifestados não só de modo icônico nas ilustrações, mas também pela maneira simbólica com que as palavras categorizam o universo construído pelo homem. Percebe-se que, recentemente, tem sido intensificada a publicação de obras destinadas às crianças acerca de temas sociais, ora sob um viés predominantemente estético, servindo a fins eminentemente artísticos – estimulando a imaginação e a criatividade –, ora preponderantemente didatizante, objetivando a transmissão de valores tradicionais consolidados pela sociedade. No entanto, a interação entre a palavra e a imagem parece causar um efeito patêmico (CHARAUDEAU, 2007) e, por conseguinte, o desenvolvimento de uma competência fruitiva (FERES, 2011); o que permite uma atitude projetiva (CHARAUDEAU, 2004a) e a persuasão do leitor. Dessa forma, narrativas dessa natureza poderiam ser categorizadas como reflexivas. O principal aporte teórico para analisar o modo como esse discurso é organizado é a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (2008) e o corpus investigado constitui-se de obras publicadas em 2007 e 2010.

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