O COMPLEMENTO VERBAL NO PB: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE PBE

Thais Leal Rodrigues

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado, concluída em fevereiro de 2017, sobre o ensino da representação do complemento verbal a falantes de espanhol, fato linguístico variável na língua portuguesa do Brasil (PB). A pesquisa consistiu em uma análise de materiais didáticos de ensino de português para estrangeiros (PLE), com o intuito de verificar como são apresentados e ensinados os complementos verbais, nos referidos materiais, e averiguar se a variação linguística é contemplada no tratamento desse tema. Embasamo-nos teoricamente nos preceitos da Sociolinguística, corrente linguística que preconiza que todas as línguas variam, portanto são heterogêneas. No âmbito da aplicação pedagógica de tais conceitos, encontramos respaldo na Sociolinguística Educacional, de Bortoni-Ricardo. A linguista defende um ensino de língua materna bidialetal, isto é, uma didática que parte do dialeto do aluno, para então ampliar sua competência linguística. Foram analisados dez livros de ensino PLE, publicados ou editados a partir do ano 2000. Constatamos que já se percebe certa evolução na elaboração da maioria dos livros analisados, que já tratam da variação linguística de alguma forma. Contudo, comprovamos que ainda se faz necessário dar importância a esse tema e não abordá-lo apenas em notas e advertências, sem o imprescindível esclarecimento do conceito de adequação linguística. Não basta apresentar as variantes, é necessário aprofundar a discussão sobre o tema. Com relação especificamente ao preenchimento do complemento verbal, essa pesquisa comprovou que ainda há um predomínio de uma visão normativa, pois a grande maioria só menciona a variante padrão (clíticos), deixando de lado a variante mais utilizada pelos brasileiros (objeto nulo), embora quase todos os materiais se proponham a ensinar língua falada.


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