BERNARDO CARVALHO, “INTELECTUAL DE PLANTÃO”: REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM INTELECTUAL DO ESCRITOR CONTEMPORÂNEO NA MÍDIA

Paula Alves das Chagas

Resumo


Este trabalho sintetiza o primeiro capítulo da dissertação de mestrado na qual buscamos estudar as relações entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho. Nosso objetivo é refletir sobre as demandas do mercado literário atual, observando suas estratégias de publicação, divulgação e venda. Nesse sentido, é essencial pensar no papel que a figura do autor tem desempenhado nesse processo: cada vez mais, o escritor é tido como uma celebridade, e os grandes eventos de incentivo à leitura (feiras literárias e bienais do livro) parecem reforçar essa ideia. Diante de tal situação, um escritor como Bernardo Carvalho é figura singular, uma vez que consegue obter sucesso tanto do público leitor quanto da crítica. Integram o corpus da dissertação os romances Teatro (1998), Nove noites (2002), Mongólia (2003), O filho da mãe (2009) e Reprodução (2013). Como parte do embasamento teórico, serão utilizadas entrevistas concedidas por Carvalho a suplementos literários, sites e blogs, bem como os textos não-ficcionais de sua autoria reunidos no volume O mundo fora dos eixos (2005). Para pensar as relações entre literatura e mercado, recorreremos também ao pensamento crítico de Zygmunt Bauman (2010, 2011, 2013), Lucia Helena (2010, 2012) e Beatriz Resende (2008), bem como textos a críticos e artigos acadêmicos sobre a obra de Bernardo Carvalho, como os trabalhos de Yara Frateschi Vieira (2004), Ana Lígia Almeida (2008) e Sílvia Regina Pinto (2006).

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