ANÁLISE LINGUÍSTICO-ARGUMENTATIVA DE UM LIDE EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O artigo propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, osíndices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de deflagrar aideologia presente em um texto de abertura de um capítulo de livro didático do 9º. anodo ensino fundamental. A partir da análise de marcas linguísticas, que constituem oenunciado, buscar-se-á avaliar a direção ideológica do tema, através dos modalizadores,a projeção do locutor, responsável pelo discurso, bem como dos enunciadores por eleinstaurados, os índices polifônicos no jogo manipulativo da linguagem e o papel dosimplícitos, pressupostos e subentendidos, na produção e efeito de sentido. Verificou-seque o Locutor gerou no enunciado um percurso de sentido com o intuito de persuadir oaluno-leitor a respeito da emoção que ele poderia vivenciar através da leitura de umacrônica, alvo das atividades do capítulo do livro didático, cuja temática é o amor a umobjeto ou hábito (o livro, a leitura). O locutor, nesse sentido, partindo do pressuposto deque o tema não interessaria ao aluno, apresentou três tipos de amor no enunciado (oamor romântico, o amor fraternal e o amor a um objeto ou hábito); entretanto, através deum jogo manipulativo, manteve o leitor ‘aprisionado’ na dimensão do amor romântico,tema que lhe desperta o interesse. Assim, por meio das estratégias argumentativasestudadas, o locutor conseguiu produzir o efeito de sedução do seu interlocutor.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.