UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO ENSINO DE LEITURA VEICULADO PELA REVISTA NOVA ESCOLA (2010-2012): VISADAS E ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS
Resumo
Essa pesquisa destina-se à análise de reportagens que versam sobre leitura, publicadas pela revista Nova Escola entre os anos 2010 e 2012. Através de abordagem qualitativa,orientada sob a perspectiva Semiolinguística, postulada por Patrick Charaudeau, propõe-se uma reflexão acerca do discurso dirigido ao professor. Os periódicos educacionais possuem características que os assemelham a outros do gênero revista, contudo a fim de manter sua existência no mercado, alguns tendem a sobrepor recursos da cultura midiática às questões pedagógicas. Percebe-se que a revista Nova Escola, além de possuir características incompatíveis ao perfil de periódicos educacionais, não possui uma posição político-pedagógica definida sobre o trabalho com a leitura. Portanto, faz-se necessária a análise sobre o modo como a revista aborda o ensino de leitura. A revista Nova Escola, enquanto periódico educacional, não corresponde à demanda dos professores por formação continuada.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.