HISTÓRIA, LITERATURA E PERFORMATIVIDADE METAFICCIONAL: O NARRADOR COMENTARISTA EM PREDADORES E A SUL. O SOMBREIRO, DE PEPETELA
Resumo
Este trabalho objetiva analisar, por meio dos tangenciamentos entre as tessituras literária e histórica, a presença do narrador-comentarista nos romances Predadores (2005) e A Sul. O Sombreiro (2011), de Pepetela. Sem desconsiderarmos as principais questões teórico-metodológicas que definem e delimitam tanto a Pós-Modernidade quanto o Pós-Colonialismo, observaremos como a textualidade em questão dialoga com a Metaficção Historiográfica e problematiza não somente os transcursos sociopolíticos de Angola, mas também o engessamento das próprias categorias narrativas. Uma vez que a metodologia de escrita do autor alicerça-se predominantemente na ressignificação de memórias coletivas, recorreremos, em especial, às pesquisadoras Inocencia Mata (2006, 2010), Laura Padilha (2002) e Linda Hutcheon (1991, 2000) para enfatizarmos como a obra pepeteliana, a despeito das distopias pós-revolucionárias, persiste no desafio de projetar e de instigar ações que atendam às necessidades de Angola na contemporaneidade, sem hierarquizações ou silenciamentos.
PALAVRAS-CHAVE: Pepetela; Predadores; A Sul. O Sombreiro; metaficção historiográfica; narrador-comentarista.
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