NOTAS SOBRE A EDIÇÃO EM WALTER BENJAMIN: A IMPRESSÃO

Gabriel Schünemann Dantas

Resumo


Inserido em pesquisa de mestrado que investiga o lugar da condição de existência material dos livros, a edição, na obra de Walter Benjamin, este trabalho visa explicitar o vínculo, sugerido pelo escritor, entre a impressão e as “artes mecânicas” (segundo denominação de Rancière), sobretudo a partir dos ensaios “Pequena história da fotografia”, de 1931, e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, de 1935/1936. Mais especificamente, este estudo tenta estender, em caráter preliminar, as considerações acerca da inflexão causada pela reprodutibilidade técnica no panorama das artes à teoria da literatura. Para tanto, cumpre discutir, a partir do célebre ensaio de 1936, o estatuto do original que se presta às cópias mecânicas no caso específico – e não abordado extensivamente pelo autor – do texto e da literatura; assim, buscam-se subsídios em estudos acerca da história e das técnicas do livro para evidenciar este vínculo sutil mas não pouco importante para o estudo das considerações sobre literatura desse autor.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria da Literatura, Edição, História do livro, Artes mecânicas.


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