AS MANIFESTAÇÕES DE 2013 E 2014: UMA ANÁLISE DA FÓRMULA “VEM PRA RUA” EM TEXTOS VERBO-VISUAIS
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar como a fórmula discursiva “Vem Pra Rua”, flagrada em textos verbo-visuais sobredeterminados por diferentes contratos comunicativos – publicitário e político – torna possível o acesso a visões de mundo, questões sociais e históricas referentes ao período das manifestações populares ocorridas no Brasil entre junho de 2013 e janeiro de 2014. Tanto o texto verbal quanto o texto imagético atinentes à fórmula em tela – portadores de uma finalidade e inscritos em uma encenação discursiva gerenciada por determinados sujeitos – são capazes de revelar efeitos de sentido no âmbito de certa dinâmica histórica e de certa situação comunicativa. Para o alcance desses efeitos de sentido, interessa como base teórica a Análise Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (1983), cuja pretensão é dar conta do fenômeno da construção psico-socio-linguageira do sentido, que se realiza através da intervenção de um sujeito também psico-socio-linguageiro. Interessam também à pesquisa os estudos sobre as Fórmulas Discursivas, de Alice Kreig-Planque (2011), e os fundamentos sobre imagem, fundados em Roland Barthes (1990), Patrick Charaudeau (2013) e Rosane Monnerat (2013). Mais especificamente, observamos a construção de sentido operada no corpus, considerando que a imagem não seja apenas a repetição do texto verbal e vice-versa. Afinal, a consonância dos dois textos enriquece e torna mais eficaz a produção do sentido geral que impulsiona a encenação discursiva da mensagem.
PALAVRAS-CHAVE: fórmulas discursivas, manifestações, semiolinguística, verbo-visual.
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