UMA INFÂNCIA EM IMAGEN(S): MEMÓRIA DISCURSIVA E (RE)CONHECIMENTO
Resumo
O presente trabalho, realizado em nível de Mestrado, busca compreender as construções de sentido para a infância, discursivisada em notícias de jornais online. Sob o embasamento teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa, com base em Pêcheux (1997 [1969], 2009 [1975], 2012 [1983]) e Orlandi (2001, 2012, 2013), propomos, no âmbito da dissertação, uma análise discursiva de fotografias na imprensa, na tentativa de retirá-las de seu valor de evidência e pensá-las em suas possibilidades de produção de sentidos. Neste intento, utilizamos os trabalhos de Orlandi (2003), Souza (2001) e Lagazzi (2009; 2010), que abrem espaço a discussões que considerem o não verbal como objeto, ou, conforme Lagazzi (ibidem), distintas materialidades significantes como foco de análise. No presente artigo, objetivamos expor uma análise possível de uma das imagens constitutivas de nosso corpus discursivo. Retirada do jornal O Globo online, em 2014, a imagem, como fotorreportagem, torna objeto, pelo gesto de fotografar, uma criança. Interessa-nos os modos como a imagem produz sentidos para a infância (uma infância), assim como o modo como a fotografia (como não verbal), no espaço discursivo do jornal, funciona em relação ao verbal. Na análise, mobilizamos os conceitos de sujeito, gestos de inscrição e interpretação e memória discursiva, como o que possibilita o (re) conhecimento de uma cena já vista/inscrita em processos discursivos anteriores. Sob esta ótica, os sentidos não se constroem nos atos de linguagem, mas se atualizam, funcionando no ponto de encontro entre uma memória e uma atualidade (PÊCHEUX, 2012 [1983]). Como resultados parciais, apontamos a impossibilidade de pensar o verbal a modo de recobrimento do não verbal; são materialidades distintas, que produzem efeitos distintos. Os fatos de linguagem se constituem por evidências e apagamentos, que devem ser pensados em sua relação com a história, o social e o ideológico.
Palavras-chaves: Análise do Discurso, sujeito,gestos de interpretação, infância,imagem.
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