A METÁFORA DO CANAL NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL
Resumo
Tendo como base a Linguística Cognitiva, tratamos, nesse estudo, da Metáfora do Canal, proposta por Reddy (1979). Mais especificamente, discutimos a relação entre a metáfora do canal e as novas formas de comunicação digital. Com a evolução da internet e a propagação das mídias sociais, o processo comunicativo tem sofrido algumas transformações, o que interfere também na maneira como as pessoas falam sobre a comunicação em si. Dessa forma, a presente pesquisa busca atender aos seguintes objetivos: (a) fazer o mapeamento do frame de comunicação digital; (b) verificar que aspectos do frame da metáfora do canal foram recrutados para a comunicação digital e quais foram adaptados ou modificados; (c) investigar a maneira como as pessoas falam sobre a comunicação digital e quais são as novas palavras empregadas para esse propósito, como, por exemplo, postar, compartilhar etc. Para tanto, a pesquisa está alicerçada nos pressupostos da linguística cognitiva, mais especificamente, nos postulados da metáfora do canal (REDDY, 1979), na semântica de frames (FILLMORE, 2006) e nas considerações de Shepherd e Saliés (2013) sobre a linguística da internet. Os resultados iniciais indicam que a noção de comunicação como transmissão de ideias permanece muito forte no meio virtual, mas, ainda assim, alguns elementos do frame da metáfora do canal foram modificados para se enquadrar a esse novo tipo de comunicação. A noção de contêiner apenas como palavras, por exemplo, foi ampliada, pois no contexto digital as imagens, os emotions, os links etc. também funcionam como recipientes de ideias; o vocabulário também sofreu alterações, visto que há palavras específicas do meio virtual para se referir ao processo comunicativo, como postar e publicar. Entende-se, portanto, que ainda que a ideia central da teoria da metáfora do canal permaneça na comunicação digital, alguns elementos do seu frame tiveram que ser readaptados ao novo tipo de comunicação.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.