OS DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS
Resumo
A presente pesquisa, realizada em nível de Doutorado, possui como objeto a propaganda governamental televisiva brasileira do período de 1968 a 2017, no que diz respeito à educação pública, nomeada, na Constituição de 1988, como direito social de todos. Consideram-se, em análise, as condições de produção das propagandas, diretamente ligadas ao tecido sócio-histórico-ideológico engendrado ao longo do período, que nos permitem apontar regularidades e dissonâncias nos discursos sobre educação. O aporte teórico-metodológico é a Análise do Discurso de orientação francesa, com base em Pêcheux (1997 [1969], 2009 [1975], 2012 [1983]) e Orlandi (2001, 2012, 2013). Nessa apresentação, trazemos à discussão gestos de análise da propaganda referente ao “Novo Ensino Médio”, produzida e posta em circulação pelo atual Governo Federal, no ano de 2017. Trabalhamos, de antemão, com a noção de formações imaginárias. De acordo com Pêcheux (2014 [1969], p. 81-82), “o que funciona nos processos discursivos é uma série de formações imaginárias que designam o lugar que A e B se atribuem cada um a si e ao outro, a imagem que eles fazem de seu próprio lugar e do lugar do outro”. A partir desse conceito, perguntamo-nos que imagem se produz para o sujeito aluno, em dadas condições de produção, nessa materialidade significante (LAGAZZI, 2009) específica?
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