EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE SOBRE A INTEGRAÇÃO DOS CAMPOS DISCURSIVOS “EDUCAÇÃO BÁSICA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”
Resumo
Tendo em vista as problematizações e concepções em disputa sobre as formas de atendimento à educação básica e profissionalizante da classe trabalhadora no Brasil, este trabalho apresenta o andamento da pesquisa de doutorado que tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva ergológica-discursiva, como os discursos no campo do direito à educação e à qualificação profissional continuada dos estudantes trabalhadores (não) se articulam nos projetos de extensão de instituições públicas de ensino superior. No Campo Discursivo Educacional nos deparamos com posicionamentos enunciativos distintos e adversários, assim, nossa hipótese é de que, no que se refere ao contexto de oferta de cursos de qualificação profissional pelas universidades por meio de projetos extensionistas, há poucos elementos que mobilizam a reflexão acerca da possibilidade de constituição de uma educação de perspectiva emancipatória (FREIRE,1979) e da perspectiva da ergoformação (TRINQUENT,2010). Para desenvolver a tese, elegemos as abordagens teórico-metodológica da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2008; 2010; 2013) e da Ergologia (SCHWARTZ,2002;2011), envolvendo a análise da materialidade discursiva organizada a partir da confrontação dos projetos de extensão; e seus documentos relacionados; e os marcos regulatórios da educação profissional. Nesse sentido, os corpora de análise serão os seguintes projetos extensionistas: “Programas de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia” (PROGEST-CEFET/MG) e o “Programa de qualificação de mão de obra” (CIPMOI/UFMG) que oferecem cursos de qualificação continuada a trabalhadores do canteiro da construção civil. Dessa forma, a aspiração não é ficar na analisar de forma/conteúdo pelas quais esses projetos se apresentam, mas verificar como as lutas discursivas no campo teórico sobre a educação de trabalhadores e seus posicionamentos se refletem na materialização do reconhecimento dos projetos de extensão para além da função acadêmica integrado ao currículo, mas também, da possibilidade de construção de um dispositivo capaz de proporcionar integração entre a educação emancipadora e a qualificação dos estudantes trabalhadores.
PALAVRAS-CHAVE : Educação de Trabalhadores; Projetos de extensão; Campos discursivos, Análise de discurso
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