ENSINO DE ESCRITA: UM OLHAR PARA AS APOSTILAS DE REDAÇÃO DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DA FUNDAÇÃO CECIERJ

Cláudio de Oliveira Martins

Resumo


O propósito deste trabalho é apresentar algumas considerações acerca de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação da UFF, em Estudos de Linguagem. Sua investigação se situa no âmbito da Análise do discurso dialógica. Como córpus, são utilizadas as apostilas de redação do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj. Essas ferramentas são instrumento de trabalho em 53 polos ativos do estado do Rio de Janeiro do curso em questão, na disciplina intitulada por “Redação”. No que tange aos referenciais convocados nessa proposta, lança-se mão do princípio de que a linguagem é, por sua natureza, dialógica e do conceito de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011). Além disso, apoia-se também na perspectiva de sequência didática como ferramenta para o ensino de escrita. (DOLZ et ali, 2004). Tendo em vista objeto de pesquisa e aparato teórico, é objetivo analisar e comentar acerca do material didático referido, de modo que se possa compreender sua visão de língua, de texto e de ensino; oferecer panorama do curso – missão social e funcionamento –; e relatar constatações à luz dos dados obtidos e discutidos. O andamento do projeto prevê pesquisas, entrevistas e análise linguística dos livros de Redação. Quer-se, assim, conduzir as investigações ao ponto que se construam e se retratem observações sobre o material/ensino que é proposto pelo curso, tal como sua relação com a realidade dos estudantes vestibulandos.

Palavras-chaves: educação linguística, ensino de português, produção escrita, apostilas de redação, pré-vestibular.


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