DOS CONTOS DE FADAS AOS CONTOS DE SKY: OS QUALIFICADORES E O DISCURSO PUBLICITÁRIO À LUZ DA SEMIOLINGUÍSTICA
Resumo
Neste trabalho, pautado, prioritariamente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2008; 2010), objetiva-se estudar o uso dos qualificadores como estratégia de sedução no discurso publicitário. Para isso, foi selecionado um anúncio publicitário em vídeo, veiculado pela empresa SKY no ano de 2016. No anúncio, que faz parte de uma campanha delineada pelo conceito “Do pós ao pré-pago, uma escolha feliz”, a divulgação dos serviços do anunciante ocorre por meio de um filme construído a partir da retomada do universo dos contos de fadas. Delineia-se, então, como objetivo principal, a análise do uso dos qualificadores (adjetivos e afins), com base em Kerbrat-Orecchioni (1980) e Perini (1997), a fim de verificar seu emprego como uma estratégia linguístico-discursiva por meio da qual se pretende envolver o público-alvo, de modo a levá-lo ao suposto consumo do serviço oferecido. Constatou-se que, na publicidade em análise, não só os adjetivos e as orações adjetivas servem à caracterização/qualificação dos seres, mas também os substantivos cumprem essa função. Assim, os nominais revelam-se como essenciais à construção de um discurso que, ao mesmo tempo em que qualifica negativamente os serviços dos concorrentes, qualifica positivamente os serviços Sky.
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