ENTRE O SABER E O FAZER: OS DISCURSOS SOBRE TRABALHO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA

Elayne Silva de Souza

Resumo


Percebe-se que a legislação que orienta a Educação Profissional Brasileira vem sofrendo várias transformações nos últimos 20 anos, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996, momento em que o conceito de politecnia começa a ganhar alguma relevância, ao mesmo tempo em que suscita polêmicas em torno de sua aplicabilidade no cenário político-educacional brasileiro, pelo fato de que a noção de politecnia deriva, basicamente, da problemática do trabalho, do qual tomamos como referência seu conceito e seu fato como princípio educativo geral. O presente trabalho inscreve-se nos estudos da Análise do Discurso a partir da concepção de semântica global (MAINGUENEAU, 2008), na qual os planos da discursividade estão integrados, tanto na ordem do enunciado como na ordem da enunciação, obedecendo a um sistema de restrições semânticas que possibilita a análise da materialidade linguística e torna o discurso pertencente a determinado posicionamento. Dessa forma, considerando o conceito de polêmica como interincompreensão e uma concepção de semântica global apresentados por Maingueneau (2008), nossa proposta é analisar documentos oficiais do Ministério da Educação que regulamentaram e regulamentam a Educação Profissional Brasileira, com o objetivo central de identificar como se constroem discursivamente os conceitos de trabalho e formação para o trabalho, tendo como foco a polêmica em torno do conceito de politecnia. Para tanto, recorreremos às noções de Educação e Trabalho (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005; KUENZER, 2009), Politecnia (SAVIANI, 2003), Interdiscurso, Interincompreensão e Semântica global (MAINGUENEAU, 2008). Desse modo, esta pesquisa busca contribuir para a superação da lógica do mercado instalada na Educação Profissional Brasileira, aproximando-a da lógica da cidadania, trazendo para o debate a politecnia e a crítica ao dualismo existente entre a educação básica e a formação profissional.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho, formação, politecnia, interincompreensão, semântica global.

 


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