IMPEDIMENTO PRESIDENCIAL: JOGO, HUMOR E MANIPULAÇÃO
Resumo
Este trabalho consiste na análise de manchetes políticas publicadas, entre abril e maio de 2016, no jornal carioca Meia Hora, periódico de grande expressividade e circulação social. Segundo Patrick Charaudeau, fundador da Semiolinguística, as manchetes, como parte do discurso midiático, possuem uma dupla visada: buscam não só informar – fazer saber, reportando os principais fatos de que tratam as notícias da publicação – como também captar – fazer fazer, incitando os leitores a comprarem o jornal e, paralelamente, a assumirem o ponto de vista veiculado pelo periódico. Observando, portanto, as estratégias de captação, o objetivo central desta pesquisa é explicitar a manipulação da opinião pública a partir da desinformação e da ocultação das intencionalidades do jornal. Para tal, o corpus é constituído por 03 manchetes que tratam do impeachment da presidente Dilma Rousseff, haja vista a representatividade desse fato político. Como base teórica desta pesquisa semiolinguística, reúnem-se contribuições da Linguística Textual, da Filosofia, do Jornalismo e, obviamente, da Análise Semiolinguística do Discurso, para que, em uma análise qualitativa das expressões verbo-visuais, sejam descritas as formas de manipulação. Nesse sentido, demonstra-se como a intergenericidade (a mescla de funções e formas de gêneros diversos) e a comicidade podem representar, nas manchetes do jornalismo popular, recursos para captar a atenção do leitor-consumidor e, ao mesmo tempo, ocultar as avaliações difundidas por essa mídia impressa.
PALAVRAS-CHAVE: Manipulação, Intergenericidade, Comicidade, Semiolinguística.
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