A ORGANIZAÇÃO DA ENCENAÇÃO NARRATIVA NOS QUADRINHOS “TURMA DA MÔNICA JOVEM”

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier

Resumo


Para se contar uma história, é necessário um “contador” investido de uma intencionalidade, de uma certa maneira, em um determinado contexto (CHARAUDEAU, 2009a). Portanto, toda história, inclusive a em quadrinhos, depende de uma encenação narrativa, ou seja, daquilo que faz com que uma história se torne um universo narrado. Nessa perspectiva, o presente trabalho pretende analisar a revista Turma da Mônica Jovem, obra de Maurício de Sousa, respeitado desenhista brasileiro, verificando como se dá a organização da encenação narrativa. Como fundamentação teórica desta pesquisa, será tomada por base principal a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso de Patrick Charaudeau (1992; 2009a), com relação aos sujeitos de do ato de linguagem e os modos de organização do discurso.

PALAVRAS-CHAVE: semiolinguística, quadrinhos, modo narrativo, encenação narrativa.


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