FRUTO TROPICAL: UMA ESPECULAÇÃO SOBRE A NOÇÃO DE “INESPECIFICIDADE” NA MODERNIDADE PERIFÉRICA LATINO-AMERICANA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Curitiba: Arte & Letra, 2007.
ANDRADE, Jonathas de. Ressaca tropical. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
BADGER, Gerry. Por que fotolivros são importantes. In: Revista Zum #8. São Paulo: abril de 2015.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si (Entrecríticas). Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
COELHO, Teixeira. História natural da ditadura. São Paulo: Iluminuras, 2006.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
COSTA, Ariadne. Prólogo. In: LUDMER, Josefina. Intervenções críticas (Nomadismos). Rio de Janeiro: Azougue; Circuito, 2014.
D’AMATO, Andrea. Futuro do pretérito. São Paulo: Quelônio, 2016.
DANZIGER, Leila. Todos os nomes da melancolia. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012.
_____. Ano novo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
DASSIE, Franklin Alves. “Me segura”. Remate de Males, Campinas-SP, (37.1): pp. 117-136, Jan./Jun. 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição (O olho da história, I). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
FERNÁNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
GARAMUÑO, Florencia. “La literatura en un campo expansivo y la indisciplina del comparatismo”. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vol. 1, n. 2, 2009.
_____. Frutos estranhos: sobre a especificidade na estéticas contemporânea (Entrecríticas). Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
KLINGER, Diana. Literatura e ética (Entrecríticas). Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
LEONI, Luciana di. Poesia e escolhas afetivas: edição e escrita na poesia contemporânea (Entrecríticas). Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
LUDMER, Josefina. Aqui América Latina: uma especulação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
_____. Intervenções críticas (Nomadismos). Rio de Janeiro: Azougue; Circuito, 2014.
MELENDI, Maria Angelica. Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
MONTEJO NAVAS, Alfredo. Fotografia & poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu Editora, 2017.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
PEDROSA, Celia, KLINGER, Diana, WOLFF, Jorge e CÁMARA, Mario (orgs.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Coleção Humanitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
PIQUEIRA, Gustavo. Oito viagens ao Brasil. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
RAMOS, Nuno. Ó. São Paulo: Iluminuras, 2008.
_____. Nuno Ramos [organização Ricardo Sardenberg; texto do crítico de arte Alberto Tassinari]. Rio de Janeiro: Cobogó, 2010.
_____. Cujo. São Paulo: Editora 34, 2011a.
_____. Junco. São Paulo: Iluminuras, 2011b.
SARLO, Beatriz. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
_____. As raízes e o labirinto da América Latina. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
SILVESTRE, Osvaldo Manuel. Back to the future: O livro de poesia como crítica do livro em papel e do e-book. In: PEDROSA, Celia e ALVES, Ida (orgs.). Poesia contemporânea: voz, imagem, materialidades. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SOUZA, Eneida Maria de; MARQUES, Reinaldo (Orgs.). Modernidades alternativas na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
STIGGER, Veronica. Opisanie swiata. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
SÜSSEKIND, Flora. Objetos verbais não-identificados. Disponível em: . Acesso em: 21 de abril de 2018.
_____. Ações políticas/ações artísticas. Disponível em: . Acessado em: 21 de abril de 2018.
WRIGHT, Stephen. Para um uso dos léxicos. São Paulo: Edições Aurora, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.