QUALIDADE DO FEEDBACK E SATISFAÇÃO INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
Resumo
Este trabalho reflete sobre a importância do feedback construtivo e adequado, no processo ensino-aprendizagem do português na Educação a Distância (EaD). O objetivo principal é estudar a interação professor-aluno no contexto virtual, descrevendo e analisando o feedback do professor, a fim de verificar se ele é um instrumento que ajuda a diminuir a distância entre professor-aluno em AVA, promovendo a autonomia na aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Para que isso ocorra, é fundamental o professor demonstrar aos alunos a sua disponibilidade para dialogar, fazendo-os entender que eles também poderão contribuir para a construção do seu próprio conhecimento e autonomia. Através do feedback oportuno e eficiente, a mediação cria maior presença do professor na EaD, encorajando e estimulando os alunos durante a realização das atividades. Com o foco no feedback, este estudo fundamenta-se nas abordagens teóricas da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE) (GARFINKEL, 1967) e da Análise Sociointeracional do Discurso (RIBEIRO e GARCEZ, 2013), utilizando categorias de análise, tais como: as pistas de contextualização, os alinhamentos e os enquadres interacionais. A metodologia qualitativa utilizada é uma análise Sociolinguística Interacional dos dados coletados por intermédio da plataforma Moodle, a partir de interações entre professor e alunos inscritos na disciplina Português VIII, do Curso de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), através da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Espera-se que os resultados deste trabalho contribuam para potencializar a aprendizagem e encorajar a autonomia dos alunos, nas interações em AVA.
PALAVRAS-CHAVE: Feedback, Fala-em-interação, Autonomia, Mediação.
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PDFReferências
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