O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE GLOTOPOLÍTICA

Thaís Vale Rosa Pereira

Resumo


Ancorado em um diálogo de áreas, campos, disciplinas e saberes, da qual participam estudiosos da sociolinguística e da política linguística relacionados com a concepção enunciativa do discurso de Foucault (2008), autor que considera a produção, a circulação e a recepção dos discursos vinculados às relações de poder (1999), o artigo pretende abordar de forma panorâmica as últimas ações públicas e de política e planejamento linguístico no que se refere ao ensino de língua estrangeiras, especialmente de língua espanhola, nas escolas públicas da Educação Básica assim como endossar as discussões sobre o tema, ampliando, em consequência, as possibilidades de intervenção em torno da pluralidade linguística e cultural, fundamental para a ampliação da formação cidadã, crítica, autônoma e reflexiva dos discentes do ensino básico, principalmente da rede pública do país, espaço profissional no qual a pesquisadora atua. A fim de atingir tal objetivo, sob uma análise glotopolítica, serão observadas leis, medidas provisórias e ações, que atingiram diretamente o ensino da língua espanhola como língua estrangeira em tais espaços da Educação Básica.

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