O ARTISTA COMO COLECIONADOR DE BENS ROUBADOS: PROCESSOS DE CITAÇÃO E REFERÊNCIA EM RETRATO DE RAPAZ, DE MÁRIO CLÁUDIO

Thiago Felipe dos Reis Almeida

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar as relações estabelecidas entre as técnicas de artes pictóricas e de artes da linguagem na composição de Retrato de Rapaz, de Mário Cláudio, novela de 2014 que trata da biografia do artista renascentista Leonardo da Vinci. A análise terá como foco o modo como a narrativa se insere e discute o tradicional debate do "Ut pictura poesis", que tem na figura de Da Vinci um dos nomes até hoje mais retomados no que tange à comparação entre as artes. Partindo, assim, da formulação do renascentista de que o poeta é um "colecionador de bens roubados", afirmação que aponta para o caráter de citação da literatura, investigar-se-á como a novela apresentará a criação estética, tanto nas artes pictóricas como literárias, como um processo de corte e colagem ou uma brincadeira com tesoura e cola, como caracterizado por Antoine Compagnon. Este trabalho, resultado preliminar da pesquisa empreendida durante o mestrado junto à Universidade Federal Fluminense, pretende ainda analisar os processos estéticos utilizados pelo autor português que, através de um jogo de citação, referência e recriação de documentos históricos que confunde os limites entre história e ficção, apresentam a literatura como uma forma de conhecimento tão legítima quanto as ciências, tal como era a pintura para Da Vinci.

PALAVRAS-CHAVE: Narrativa Portuguesa Contemporânea; Mário Cláudio; Leonardo da Vinci; Diálogo Interartes; Citação.



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