IDENTIDADES HÍBRIDAS E FORMAS DE OLHARES

Ana Fátima Gonçalves Marinho

Resumo


Através da análise crítica da novela: O terrorista de Berkeley, Califórnia, de Artur Carlos Pestana dos Santos, Publicado em 2007, serão desvelados artifícios de retórica utilizados para discutir a arbitrariedade hegemônica americana, pela posição que o narrador ocupa por meio das vozes de algumas personagens, algumas estão numa posição de subalternidade e de outras que parecem possuir uma visão privilegiada da relação estabelecida na narrativa. Em Bakhtin o dialogismo se dá no embate dialogal estabelecido entre as personagens, a partir disso, tentamos estabelecer um ponto de contato entre o que é lançado pelo narrador e as proposições feitas pelos personagens. A questão da identidade em Larry – personagem principal – é vista pelo outro sobre diversos aspectos. Há uma identidade híbrida e camuflada pela visão do outro. Há diversas personagens de nacionalidades diferentes no espaço norte americano. Mexicanos – Jean Martinez; ascendência chinesa – Mao; ascendência iraniana – Soraya; ascendência somali e havaiana – Kate etc. Como diz a personagem Mao “porque se diz que os orientais são sempre orientais mesmo vivendo há gerações no ocidente. E, já que entramos em considerações geográficas, San Francisco é de facto o ocidente do ocidente ou talvez o princípio do oriente, em muitas acepções do conceito.” (PEPETELA, p. 94, 2007).

PALAVRAS-CHAVE: Identidade; espaço; vozes.


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