CINEMA E CIDADE EM TORQUATO NETO

Aline Rocha

Resumo


A partir da leitura das crônicas “Material de divulgação” e “Cordiais saudações”, ambas escritas por Torquato Neto em sua coluna Geleia Geral, a qual manteve entre os anos de 1971 e 1972 – durante a ditadura militar no Brasil – no jornal Última Hora, bem como da canção que fora composta por Torquato Neto em parceria com Gilberto Gil e que leva o mesmo título da coluna, o objetivo deste trabalho é identificar de que modo as figurações do cinema e da cidade dizem respeito às potencialidades imagéticas que se articulam a partir do deslocamento pelo espaço urbano e pelo trânsito por entre territórios simbólicos. Tendo como base as ideias de “ocupar espaço” e de “manter-se em movimento”, Torquato irá desenvolver em sua poética o que Mario Camara chamará de “retórica da ação e da performatividade”. A câmera, a viagem, o flâneur e a dança serão alguns elementos dessa construção.

PALAVRAS-CHAVE: cidade, território, movimento, cinema, visualidade.


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