A PERTINÊNCIA DOS ESTUDOS SEMIOLINGUÍSTICOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO “QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA!”

Diniz Duarte de Souza

Resumo


A educação brasileira é moderada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos principais objetivos dos PCNs é a participação dos alunos no mundo social, incluindo-se a vida profissional ou a continuidade dos estudos. Propósito que só será alcançado, segundo os próprios autores, através da linguagem. O francês Patrick Chareadeau apresenta uma nova visão sobre a linguagem: a Semiolinguística. Integrar essa perspectiva ao ensino de línguas nas instituições consiste em trazer a linguagem para o cotidiano do aluno. Desta forma, o estudante não restringirá o conhecimento aprendido na escola à interpretação de texto, mas expandirá à compreensão da sua própria realidade. Entender os pilares da Semiolinguística significa levar o aluno a refletir sobre o seu "eu", o "outro" e o contexto que eles estão inseridos. Sendo assim, o estudante conseguirá lidar com as mais diferentes situações da sua vida acadêmica, profissional e pessoal e, concomitantemente, tornar real os objetivos estimados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Semiolinguística; PCNs; Linguagem e Ensino.


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