POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Milena Fonseca Santos

Resumo


Uma das modalidades de ação no âmbito das políticas linguísticas reside no domínio da educação e do ensino de línguas. A formação de professores constitui um dos pilares para o êxito de uma política pautada pela defesa do plurilinguismo, da revitalização e manutenção de línguas, ou para a promoção do ensino de uma determinada língua. Kanavillil Rajagopalan (2011) salienta que é preciso considerar a formação de professores levando-se em conta a relação nítida entre política linguística e o ensino de línguas, em uma dinâmica que envolve não apenas a abordagem de ensino, a metodologia a ser adotada, mas também a função da política linguística adotada no país. Desta forma, este trabalho apresenta um estudo sobre as ações para a formação contínua dos professores de FLE no Estado do Rio de Janeiro, visando analisar as políticas linguísticas designadas às ações formativas para formar os professores após sua formação universitária. Reconhecer a importância da formação do professor de FLE é nossa motivação visto que esta formação constitui uma de nossas competências profissionais. Considerando que as instituições escolares, os estudantes e, sobretudo, os professores são afetados pelas escolhas políticas; este trabalho propõe a realização de entrevista sobre a formação de professores de FLE sob o viés dos estudos de Política Linguística, a fim de analisar os agentes envolvidos nestas formações e suas implicações a partir dos estudos teóricos de Calvet (2007) e Cooper (1997).

PALAVRAS-CHAVE: Política Linguística, Formação de Professores, Língua Francesa.


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