PROJETO TRANSMÍDIA: PROPOSTA DE ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DASEMIÓTICA DAS PRÁTICAS

Alexandra Robaina dos Santos

Resumo


As novas formas de produção e distribuição de conteúdo são ferramentas potentes que buscam o envolvimento do espectador nas narrativas. Segundo Henry Jenkins (2009), na chamada cultura da convergência, contexto em que há um “fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos”, a circulação das produções de audiovisual em diferentes telas e canais é favorecida pela articulação das mídias. Já para Clay Shirky (2011, p. 25), as interações mais diretas e rápidas empreendidas pelo internauta caracterizam a cultura da participação. Nesse contexto, o papel do espectador muda. Torna-se - potencialmente, mas não necessariamente - mais ativo, na medida em que ele se apropria do conteúdo e contribui de maneira essencial para sua circulação. Dentro dessa perspectiva, o projeto transmídia (FECHINE, 2013, p. 26) apresenta-se como uma concatenação de práticas cotidianas, nas quais o enunciatáriose envolve ao seguir sequências narrativas propostas pelo enunciador. Neste trabalho,apresentamos uma proposta de análise projeto transmídia do canal Porta dos Fundos, a partir da perspectiva da semiótica das práticas, a fim de entender como a experiência participativa é produzida. Assumindo que o projeto transmídia articula vários tipos de cenas práticas, buscamos compreender como se opera a integração e a passagem de uma atuação do enunciatário nas diversas mídias.

PALAVRAS-CHAVE: semiótica das práticas, cultura da participação, projeto transmídia


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