WALSH DISSONANTE: UMA CRÍTICA AO PAPEL DO MILITAR E DO MILITANTE

Luana Siqueira Schweizer

Resumo


Este artigo se propõe a pensar o escritor Rodolfo Walsh e suas obras teatraisintituladas La Batalla e La Granada.Produzidas num contexto de ditadura militar na Argentina,pretende-se aqui uma abordagem à crítica sobre a ditadura, ao papel do militar, bem como do militante, construída nas peças. Para tal, partiremos do conceito de dissonância, no qual acreditamos que se encaixa Walsh, como uma forma inicial de tentar compreender seus questionamentos. Como essa crítica é construída a partir de um humor negro, assemelhando-se ao teatro do absurdo, utilizaremos também o conceito de paródia, para podermos construir uma visão mais crítica sobre a produção teatral do autor. Sendo assim, o presente trabalho abordará a importância e a relevância das peças teatrais escritas por Walsh dentro da sua obra, mas principalmente iniciará uma reflexão acerca da crítica realizada pelo escritor ao militar, ao militantee ao que viria a ser o próprio ato de militar, bem como um possível questionamento sobre a recepção dessas obras.

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