EDUCAÇÃO, ENSINO E ACESSO AO CONHECIMENTO NA DISTOPIA

Juliana Radosavac Figueiredo Cerqueira

Resumo


A educação e o ensino parecem habitar, frequentemente, os romances distópicos, funcionando como elementos chave para a compreensão dos modelos sociopolíticos representados nas obras, indicando não somente as formas de controle empregadas pelos estados distópicos, mas também as relações entre sociedade e indivíduos fomentadas por esses modelos. Desta forma, este artigo apresenta os objetivos e progresso de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento que visa analisar as relações entre a educação e a distopia – voltando-se principalmente ao ensino e ao acesso ao conhecimento – de modo a investigar como elas dialogam com imaginários contemporâneos, em contexto ocidental e capitalista. Do mesmo modo, pretende-se estabelecer qual seria o tipo de sujeito que a distopia pretende formar, bem como sua contrapartida utópica. Através de tal projeto será possível tratar de um potencial duplo da educação que ora parece funcionar nas obras como técnica voltada para o adestramento e controle das massas, ora parece apresentar uma força emancipadora e humanista que se volta contra a distopia.

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