CONECTANDO LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS E CONTEXTO

Celio Pinto Sampaio

Resumo


Considerando as várias dificuldades quanto ao ensino do inglês como língua estrangeira em escolas públicas, faz-se necessário buscar alternativas para o ensino tradicional, uma vez que este ainda encontra-se focado apenas em aspectos gramaticais. Este tipo de ensino tem-se mostrado ineficiente, como é possível perceber pelo número de alunos que afirmam não aprenderem tal idioma. Paradoxalmente, o inglês está presente na vida destes adolescentes através das músicas, da internet e seus memes ou, até, nas roupas que eles vestem. Por isso, é preciso ir além da gramática. Vale ressaltar que, muito já se tem feito, também, na área de ensino de leitura. Todavia, mesmo sendo capazes de ler minimamente um texto, os estudantes ainda não consideram que sabem inglês. Parece faltar algo. Bakhtin afirma que “todo falante é por si mesmo um respondente em maior ou menor grau”. Por esta visão, percebe-se que assim como a fala demanda uma resposta, a leitura, como processo dialógico, também necessita ser respondida. Portanto, este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade de compreensão e expressão dos alunos em língua estrangeira com foco nas habilidades de leitura e escrita. Para isto, propõe-se a leitura de textos situados em gêneros textuais diversos e relevantes à realidade dos estudantes (contexto). Além disso, a partir da leitura, visa-se o desenvolvimento da capacidade de escrita dos alunos na língua alvo através de propostas de redação em módulos inspiradas nas sequências didáticas de Schnewly e Dolz.


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