MÚLTIPLAS GRAMÁTICAS: UM ESTUDO PSICOLINGUÍSTICO SOBRE A DIGLOSSIA ENTRE O VERNÁCULO E A ESCRITA CULTA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Moíra do Nascimento Souza

Resumo


O presente trabalho pretende identificar, descrever e avaliar as dessemelhanças nas estruturas sintáticas entre o uso vernacular e o da escrita padrão do Português Brasileiro. Há parametrizações que diferenciam as modalidades de língua falada e escrita, que conferem o caráter de segunda língua à variedade escrita na mente de brasileiras e brasileiros oriundos das camadas populares do país, o que gera implicações tanto no letramento escolar quanto no letramento social desses indivíduos. Baseando-se nas hipóteses de Kato (2005), Roeper (1999) e Kenedy (2016), entendendo que há regras linguísticas excludentes entre as variedades vernaculares do Português brasileiro e a escrita padrão e que uma das causas para fracasso escolar é a dificuldade na eficiência da compreensão e produção da escrita, pois é um conhecimento que sustenta e se relaciona de modo mais ou menos estreito com outras disciplinas, o trabalho pretende cruzar Linguística teórica e experimental, somada a metodologias de ensino de línguas com o intuito de evidenciar traços linguísticos presentes em uma modalidade (escrita culta) e ausentes em outra (vernáculo) para propor uma outra forma de abordagem pedagógica no ensino e aprendizagem da norma culta da Língua Portuguesa no espaço formal de ensino com o objetivo de reduzir o analfabetismo e o analfabetismo funcional considerando a contextualização do indivíduo que engloba fatores de ordem cultural, histórica e socioeconômica.

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