O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: OS DISCURSOS SOBRE TRABALHO NOS INSTITUTOS FEDERAIS, NO PNLD E NOS LIVROS APROVADOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Valquíria Areal Carrizo

Resumo


RESUMO: Os editais do Programa Nacional do Livro Didático –PNLD vieram para atender a demanda das escolas públicas por livros. Com cifras bilionárias, os materiais são avaliados, aprovados, escolhidos por professores do Ensino Básico e enviados para as instituições em que as redes aderiram ao Programa. Mesmo com características distintas, especificidades dos cursos técnicos integrados, os Institutos Federais também podem receber esses livros. Considerando o trabalho como um princípio educativo no artigo 35 da LDB 9394/96, Inciso II: “A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento anteriores”; esta pesquisa tem como objetivo identificar de que forma os conceitos e legislações sobre trabalho contidos nos editais do PNLD de 2012-2015-2018 vêm sendo praticados nos livros didáticos de LEM aprovados. Para tanto, análises foram iniciadas para que se pudesse construir um estudo comparativo dos três editais, verificando e contrastando as ideias e os períodos de construção dos documentos, pretendendo seguir os pressupostos teóricos e as discussões da Análise do Discurso, Trabalho como Princípio Educativo e Ergologia, para poder analisar discursivamente os editais e os livros didáticos. A investigação está em estágio inicial, em uma busca por entendimento de como o processo de construção dos livros é pensado, articulado e construído e com tudo isso, poder evidenciar a necessidade de discussão sobre materiais, com discursos sobre trabalho, para os cursos integrados dos Institutos Federais.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho; PNLD; Línguas Estrangeiras; Institutos Federais.


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