A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE TUTOR E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Fabiana Correa Castagnaro

Resumo


Este artigo reflete sobre a importância da mediação entre tutor-aluno no processo de ensino-aprendizagem do português na Educação a Distância − EaD. O objetivo principal é estudar a interação tutor-aluno no contexto virtual, detectando e descrevendo as estratégias mediadoras de criação de maior autonomia na aprendizagem dos alunos. O professor, ao atuar na sala de aula virtual, exerce o papel de facilitador da aprendizagem, deixando de ser o único vetor do conhecimento devido às múltiplas tecnologias de informação e comunicação trazidas pela convergência digital. Consequentemente, a mediação cria maior presença na EaD, encorajando e estimulando o aluno durante a realização das atividades. Este estudo fundamenta-se nas teorias da: Análise da Conversa Etnometodológica (GARFINKEL, 1967) e da Análise Sociointeracional do Discurso (RIBEIRO e GARCEZ, 2013) e categorias de análise, tais como: as pistas de contextualização, os alinhamentos e os enquadres interacionais, além das teorias de aprendizagem e comunicação. A metodologia qualitativa utilizada é uma análise Sociolinguística Interacional dos dados coletados por intermédio da plataforma Moodle a partir de interações entre tutor e alunos matriculados na disciplina de Português VIII do curso de Letras da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, polo UFF. Além disso, pode-se dizer que a mediação efetiva pode ajudar a tornar a interação tutor-aluno menos assimétrica e mais significativa para ambos. Espera-se que os resultados deste trabalho iluminem o papel difuso da mediação pedagógica na otimização da aprendizagem e na criação de maior autonomia dos aprendizes.

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