A ENCENAÇÃO DESCRITIVA NA PUBLICIDADE

Conceição Almeida da Silva

Resumo


O objetivo do presente trabalho, que é o de analisar o caráter descritivo da imagem publicitária sob a ótica da teoria semiolinguística, está diretamente vinculado a uma proposta maior de estudo, empreendida em nossa pesquisa de doutorado, na qual pretendemos investigar as representações de consumidor que são projetadas pela publicidade com a intenção de afetá-lo emocionalmente. Desta feita, o quadro teórico-metodológico resgatará conceitos da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2010a) e da Semiótica (PEIRCE, 1977), estabelecendo um diálogo possível entre dois campos teóricos distintos, mas complementares, para evidenciar o modo descritivo de organização do discurso na interação entre texto e imagem. Tomaremos como corpus anúncios de revistas populares de circulação nacional, a partir dos quais analisaremos a conformação do procedimento descritivo de organização do discurso publicitário por meio da interação entre signo imagético e signo linguístico. Embora nossa pesquisa ainda esteja em sua fase inicial, já podemos antecipar que o modo descritivo de organizar o discurso publicitário apresenta-se como uma estratégia bastante eficiente de afetar o consumidor. De acordo com Santaella (2012, p. 109), “na elaboração de informações imagéticas, domina o lobo cerebral direito, responsável pela elaboração das emoções”, enquanto a compreensão da língua é realizada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Tal fato justifica em parte que a imagem publicitária, iminentemente descritiva, seja, em geral, tão eficiente em seu propósito de sedução. No entanto, é o projeto de fala do anunciante que vai determinar se o procedimento descritivo é o melhor modo de organizar o discurso publicitário para alcançar os efeitos pretendidos de afetar o consumidor.

PALAVRAS-CHAVE: publicidade; Semiolinguística; Semiótica,;modo descritivo de organização do discurso


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