REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Camila Souza de Andrade

Resumo


Esta pesquisa propõe o estudo das representações linguísticas de alunos do Ensino Médio de uma escola pública no município de Niterói e como tais representações podem influenciar o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. O objetivo é mapear essas representações com relação ao inglês, para, então, correlacioná-las às políticas educacionais em vigor, pois acreditamos que as políticas linguísticas “afetam” as práticas em sala de aula. Entendemos representação como um conjunto de saberes sociais que são compartilhados e relativos à língua. Para este estudo partimos do princípio de que as representações estão relacionadas com as posições ideológicas e com as políticas linguísticas adotadas pela instituição. Como fundamentação teórica para nossa investigação nos amparamos na teoria de Petitjean (2009) sobre representação, Castelloti e Moore (2002), Jodelet (2001) e Moscovici (2005) nos estudos sobre representações sociais e Calvet (2002, 2004, 2007) nos seus estudos sobre representações linguísticas e políticas linguísticas. Pretendemos através desta pesquisa contribuir com dados que permitam embasamento às práticas educacionais para o ensino de línguas estrangeiras no espaço escolar, bem como o favorecimento de políticas linguísticas mais tangíveis a realidade desses alunos, pois acreditamos que as representações sejam um fator a ser considerado no planejamento de políticas de ensino de línguas estrangeiras. Por se tratar do primeiro ano de pesquisa, o presente trabalho ainda está em desenvolvimento, não havendo, portanto, resultados de pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Representações;Língua Inglesa;Ensino Médio; Políticas Linguísticas

 


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