REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: O CASO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Bianca Salvador Grisolia

Resumo


Esta pesquisa, em andamento, tem como objetivo investigar sobre as representações linguísticas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca do português brasileiro. Entendemos que a construção de representação linguística é dada a partir de ideologias linguísticas (Woolard, 2012), e também da ideologia da língua-padrão (Milroy, 2012) no caso do português brasileiro; e são atreladas à noção de norma linguística (norma-padrão, norma culta) colocada por instituições regulamentadoras da língua oficial. A partir do estudo de representação linguística, também estudaremos as atitudes linguísticas, e os níveis de segurança e insegurança linguística dos alunos. O objetivo é mapear as representações linguísticas dos alunos com relação à língua portuguesa, e as atitudes linguísticas desses alunos, ou seja, a forma que eles avaliam outros falantes a partir de determinadas construções linguísticas. A justificativa de trabalhar com o EJA é a possibilidade de comparar essa modalidade de educação com outros estudos sobre representação sobre os ensinos fundamental e médio. Acerca da metodologia, pretendemos fazer questionários e entrevistas para identificar as representações linguísticas dos alunos e testes matched-guise para identificar as atitudes linguísticas dos alunos. Como fundamentação metodológica, além de James Milroy e Kathryn Woolard em seus estudos de ideologia da língua-padrão e ideologias linguísticas, respectivamente, utilizamos também os pressupostos teóricos de Jean Louis Calvet sobre as representações linguísticas e segurança e insegurança linguísticas e Carlos Alberto Faraco em seu estudo sobre a norma culta brasileira. O estudo se encontra em seu primeiro ano de pesquisa, não havendo resultados de pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Representações linguísticas; Português Brasileiro; EJA; Normas linguísticas

 


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