A FORMA DA CIÊNCIA: ANÁLISE DE ABSTRACTS DE LÍNGUA FRANCESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL

Gabriela Expedita Amaral Ribeiro

Resumo


A partir do termo heurístico “forma”, propomos a análise da escrita do resumo de artigo científicoem um duplo sentido: como uma abordagem crítica da forma científica, entendendo-a como uma norma construída historicamente e não a realização em si da objetividade científica; e como uma descrição da forma rotinizada dentro da comunidade francesa, usando o conceito de gênero textual como materialização de uma ação comunicativa (Bazerman, 2013; Swales, 1990). Nesse sentido, levantamos algumas observações sobre a situação de comunicação e os papéis sociais do pesquisador, enquanto quadros da ação comunicativa, e listamos algumas funções que sumarizam essa ação executada pelo gênero resumo. Essa abordagem do gênero textual parece permitir uma leitura do abstract que ultrapassa a mera extração de informações pontuais, como o assunto, a metodologia, a disciplina, e torna-se uma forma de identificar projetos de escrita.  Ilustramos essa proposta com um estudo de caso que discute a estrutura retórica (movimentos) de um resumo e a linguagem utilizada, visando a identificar um projeto de fala. Concluímos que, a partir do modelo proposto por Swales, o resumo pode deixar de ser percebido como mero sumário e passa a ser um indício da forma de argumentar sobre um tema e propomos algumas possíveis aplicações do tipo de análise realizada neste estudo para a leitura e produção escrita avançada.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gênero textual, Discurso científico, Francês para Objetivo Universitário, Letramento avançado


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