ENTRE CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE: A CRISE DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO EM GRANDE SERTÃO VEREDAS

Marina Maria Campos Brito

Resumo


Publicado pela primeira vez no ano de 1956, Grande sertão veredas, de João Guimarães Rosa, traz um jogo de deslizamentos capaz de revelar incertezas, mesmo daquilo que parecia ser naturalizado. A partir disso, vemos que as categorias de civilização e barbárie perdem, na obra, sua rigidez, resvalando entre o jagunço do sertão mineiro e o homem letrado do meio urbano. Dessa forma, tencionamos ler o romance de Rosa sob a chave de um projeto baseado no espaço geográfico regional, o Sertão, que se contrapõe ao projeto de modernização, pautado no desenvolvimento do meio urbano, que prometia avançar cinquenta anos de progresso em apenas cinco anos de governo. Para tanto, por meio da contribuição dos pressupostos teóricos de Antonio Candido, será possível problematizar as categorias humanas civilização e barbárie. Paralelamente, com um arcabouço teórico composto por Heloisa Starling e Silviano Santiago, almeja-se analisar o enlace entre o sertão rosiano e o projeto de modernização em andamento no Brasil no decênio de 1950. A partir de uma pesquisa de natureza bibliográfica e interpretativa, portanto, pretende-se analisar os deslizamentos e as tensões entre civilização e barbárie, modernização e jagunçagem presentes em Grande sertão veredas.


Texto completo:

PDF

Referências


BOLLE, Willi. Grandesertão.br. São Paulo: Duas Cidades; São Paulo: Editora 34, 2004.

CANDIDO, Antonio. O homem dos avessos. In: COUTINHO, Eduardo (Org.). Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: INL/Civilização Brasileira, 1983. p. 294-309.

________. A literatura e a formação do homem. In: Revista Remate de Males: Antonio Candido (número especial), Campinas: DTL-Unicamp, p.81-90, 1999.

________. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.

________. Os parceiros do Rio Bonito. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.

PRATT, Mary Louise. Na neocolônia: modernidade, mobilidade, globalidade. Ilha do Desterro. A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, Florianópolis, n. 57, p. 19-36, jan. 2009.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

SANTIAGO, Silviano. Genealogia da ferocidade: ensaio sobre Grande sertão veredas, de Guimarães Rosa. Pernambuco: Cepe, 2017.

STARLING, Heloisa. Grande Sertão: Brasil. Veredas de política e ficção. In: XXII Encontro ANPOCS, 22, 1998, Caxambu. Pensamento social no Brasil. Caxambu: Hotel Glória, 1998, p. 1-20.

__________. Lembranças do Brasil- Teoria, Política, História e Ficção em Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Revan, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.