CÉUS E TERRAS DO BRASIL: UMA LEITURA DO RELATO

Thayane Marins da Fonseca

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo discutir, no contexto do Romantismo brasileiro, aspectos relacionados à representação da natureza no relato de viagem de Visconde de Taunay (1843 – 1899): Céus e Terras do Brasil (1882). Levaremos em conta precisamente toda a sua bagagem como escritor brasileiro do século XIX e a aproximação da sua escrita com os naturalistas europeus que deixaram seus registros sobre a natureza do Brasil. Para tanto, é importante entender a tradição de viagem – já que Taunay era um “escritor – viajante” (Castrillon – Mendes) – não apenas como produtora de conhecimento científico, mas também de impressões esteticamente válidas para os propósitos nacionais. O sociólogo Marcelo Fetz (2013) afirma que no século XIX “os cenários indescritíveis, observados, sentidos e vividos pelos viajantes necessitavam de uma linguagem para além do científico” e o recurso literário parecia o mais fundamental, “sobretudo quando se era apresentada uma descrição poética dos sons, dos cheiros, das cores [...] que compunham os diferentes cenários naturais”, com isso ele observa a tentativa desses escritores de mostrar o mundo sensível como orgânico. Isso também acontece na escrita de Taunay, pois a ênfase dada à descrição dos espaços constrói a paisagem que ele quer que o seu leitor veja, tendo uma implicação direta na relação com a questão do nacional. A paisagem que Taunay nos apresenta não funciona apenas como cenário tal qual na tradição clássica, ela tem papel, funciona como personagem, agora não mais como espaço de mera composição decorativa.  O nosso estudo será traçado pelo viés da aproximação entre aspectos relativos à viagem e à representação do mundo natural associados à dita Ciência Romântica.


Texto completo:

PDF

Referências


Referências bibliográficas:

BEZERRA, Alcides. O visconde de Taunay. Vida e obra. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1937.

CASTRILLON-MENDES, Olga Maria. Taunay viajante: construção imagética de Mato Grosso. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2013.

_________. Mato Grosso na literatura brasileira: imagem memória e viagem. Revista Polifonia, Cuiabá, nº20, MT: EdUFMT, p. 83 -92, 2009.

_________. Literatura e arte no (entre) meio da viagem: um estudo de Visconde de Taunay. Revista Ecos, nº011, p.121 – 129, 2011.

_________. Paisagem e memória na ficção do Visconde de Taunay. Revista Alere, v.2, nº1, p. 27 -35, 2009.

FETZ, Marcelo. Entre razão e fruição: notas sobre a ciência romântica no Brasil. Chile, XXIX Congresso Alas Chile, 2013.

HOMERO. Ilíada (em versos). tradução dos versos de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

LEAL, Carolina. Experiência em percurso: paisagens retirantes de Morte e Vida Severina. Dissertação de Mestrado, Programa de Literatura Brasileira e Teoria Literária da Universidade Federal Fluminense, 2016

MARETTI, Maria Lídia Lichtscheidtl. O Visconde de Taunay e os fios da memória. São Paulo: EdUNESP, 2006

SCHWARCZ, Lilia Moritz. A natureza como paisagem: imagem e representação no Segundo Reinado. Revista USP, São Paulo, n.58, p. 6-29, junho/agosto 2003.

SUSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui: o narrador, a viagem. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

TAUNAY, Visconde. Céus e terras do Brasil. 8ª. Ed. São Paulo: Melhoramentos, s/d.

Quadros:

Rosa, Salvator. The Witches' Sabbath (1635 54) Sabbath, Witches. Disponível em . ACESSADO: 04/2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.