VIDA, COTIDIANO, CIRCUNSTÂNCIAS: A REPRESENTAÇÃO DO REAL NA POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Anderson Guerreiro

Resumo


Contemporaneamente, assistimos a uma proliferação de poemas que se centram em cenas do cotidiano, incidentes banais, objetos corriqueiros, trazendo para os versos poéticos o íntimo, o pensamento e as reflexões do poeta. Embora, para uma parte da crítica, esses textos não são vistos como literatura/arte e sim como uma literatura menor, há um aprimoramento estético na sua estrutura e um esquema original no procedimento de sua construção, focalizando também o contexto e o momento de produção do poema, o que torna o leitor parte desse processo produtivo. Nesse sentido, interessa-nos a relação entre real e ficção, poesia e mundo, escrita e experiência vivida e circunstâncias em poetas contemporâneos brasileiros, com Laura Erber e Fabiano Calixto, a título de exemplos. Portanto, analisaremos de que forma realiza-se a representação da realidade na poesia contemporânea, o que impulsiona a criação desse tipo de poesia em tempos da chamada “paixão pelo real”, bem como a sua relação com a atual cena literária. Embasados nos escritos de Di Leone (2014; 2015), Karl Eric (2012) e Deguy (2015), debruçaremos na afirmativa de que esses textos podem ser considerados literários e artísticos, trazendo em suas linhas pensamento que vão muito além dos meros retratos do cotidiano e das circunstâncias descritas.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.

ANDRADE, Carlos Drummond. Versos de circunstâncias. Eucanaã Ferraz (Org.) Rio de Janeiro: IMS, 2011.

BANDEIRA, Manuel. Itinerário de Pasárgada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CALIXTO, Fabiano. Jurubeba blue. Coleção Leve um livro. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura de BH, 2015.

DI LEONI, Luciane. Poesia de circunstância como prática: Andi Nachon no Rio de Janeiro. b. pesq. nelic, florianópolis, v. 13, n. 20, p. 46-57, 2013.

DI LEONI, Luciane. O mínimo e o monumento. Os Versos de circunstâncias de Carlos Drummond de Andrade. In: SCRAMIM, Susana; DI LEONI, Luciane (Orgs.). Ler Drummond hoje. São Paulo: Copetti Editor, 2014.

DI LEONI, Luciane. O convívio da poesia. outra travessia, Florianópolis, n. 19, p. 105-119, jan./jun., 2015.

FERRAZ, Heitor. Poesia presente: Fabiano Calixto. Revista Trópico – Poesia Pensante, 2018. Disponível em:

Acesso em ago. 2018.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992.

SCHNEIDER, Michel. O outro eu. Trad. Cleonice Mourão. In: SOUZA, Eneida; MIRANDA, Wander (Orgs.). Crítica e Coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Realismo afetivo: evocar realismo além da representação. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 39, p. 129-148, jan./jun. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.