ADESTRAMENTO E LUTA PELA LIBERDADE: AS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO NAS DISTOPIAS

Juliana Radosavac Figueiredo Cerqueira

Resumo


A educação e o ensino parecem habitar, frequentemente, os romances distópicos, funcionando como elementos chave para a compreensão dos modelos sociopolíticos representados nas obras. Indicando não somente as formas de controle e opressão empregadas pelos Estados distópicos, mas também formas de resistência ao mesmo, as representações da educação e do ensino nesses romances associam-se a diferentes visões da educação presentes no imaginário contemporâneo ocidental capitalista. Este artigo apresenta o percurso de uma pesquisa de mestrado em fase de desenvolvimento que analisa as relações entre a educação e a distopia – voltando-se principalmente ao ensino e ao acesso ao conhecimento. Partindo das formas de bloqueio ao ensino e ao conhecimento nas distopias, passando pelos modos de adestramento empregados nos sistemas de ensino distópicos e chegando, finalmente, às formas de resistência observadas em tipos de ensino marginais, a pesquisa em questão trata de conceitos como a sociedade disciplinar, a biopolítica, humanismo entre outros.

 


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