O DISCURSO PUBLICITÁRIO E A INVENÇÃO DA REALIDADE POR MEIO DA LINGUAGEM

Conceição Almeida da Silva

Resumo


Os anúncios publicitários situam-se em um âmbito comunicativo no qual lhes é conferido o direito de atuar no sentido de buscar diferentes formas de realizar a captação de consumidores potenciais, recorrendo, para tanto, a diversas estratégias discursivas de persuasão. No entanto, como a quantidade de informações que alcança o público é cada vez maior, a publicidade busca diferentes formas de captar a atenção e o interesse do consumidor, levando-o a identificar-se com o produto ou o serviço anunciado. Tendo em vista tal fato, o objetivo do presente trabalho é identificar como o discurso publicitário cria, por meio de linguagem tanto verbal como não verbal, seu próprio universo e, consequentemente, constrói uma imagem de consumidor compatível com o universo criado. Para alcançar o objetivo enunciado, o quadro teórico-metodológico resgatará conceitos não só da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2010) mas também de outras áreas que oferecem ferramentas importantes para as análises pretendidas, como os conceitos de ethos e pathos (CHARAUDEAU E MAINGUENEAU, 2008)  e o conceito de signo segundo a Semiótica (PEIRCE, 1977). O corpus será constituído por anúncios de revistas populares de circulação nacional, a partir dos quais analisaremos as imagens discursivas dos sujeitos criados pela publicidade para habitar o mundo inventado no e pelo próprio discurso. Este estudo vincula-se a nossa pesquisa de doutorado, na qual pretendemos investigar as representações de consumidor que são projetadas pela publicidade com a intenção de afetá-lo emocionalmente.

PALAVRAS-CHAVE: publicidade; consumidor; Semiolinguística; Semiótica.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. 8ª edição. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In : PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27, 2005. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html. Acesso em: mar. 2016.

______. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, E. MACHADO, I. L. (org.). As emoções no discurso. Campinas (SP): Mercado Letras, 2007.

______. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2009.

______. Um modelo sócio-comunicacional do discurso: entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: Grenissa Stafuzza e Luciane de Paula (org.) Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil, Edufu, Uberlândia, 2010a.

______. Linguagem e discurso: modos de organização. 2ª ed. – São Paulo: Contexto, 2010b.

______. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2013.

______; MAINGUENEAU, P. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. 1ª ed., São Paulo: Melhoramentos, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.