A SUBJETIVIDADE DA IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO VERBO-VISUAL DA HQ: UMA ANÁLISE DO “DOM QUIXOTE DAS CRIANÇAS” EM QUADRINHOS

Joyce Santos Monforte

Resumo


RESUMO: As histórias em quadrinhos têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia dos indivíduos, seja como gênero que possibilita a realização de um discurso relatado por meio da verbo-visualidade, seja como veículo que, além disso, possibilita a transmissão da opinião e do humor. A mídia cuja composição se dá pela complementaridade entre palavra e imagem tem conquistado também o domínio literário, sendo utilizada para adaptar textos literários à realidade da vida contemporânea. Tendo em vista a recorrência com que obras de natureza literária são adaptadas para o gênero HQ, este estudo tem como objetivo analisar, sob o viés da teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, os possíveis efeitos de sentido adicionados pelas imagens à história Dom Quixote das crianças, de Monteiro Lobato, na adaptação da obra para os quadrinhos. Para tanto, parte-se da hipótese de que a transposição da obra literária infanto-juvenil para o novo gênero possibilita uma nova maneira de ler e interpretar o texto-fonte, uma vez que a semiose proporcionada por signos (palavra e imagem) de naturezas distintas, mas que se complementar, pode promover outros efeitos de sentido. Tal peculiaridade faz da adaptação um discurso original sobre a obra inspiradora e não apenas a repetição ou redução da mesma.

PALAVRAS-CHAVE: Semiolinguística; Verbo-visualidade; Adaptação de literatura infantojuvenil para os quadrinhos.


Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p. 27-43.

BÖHM, Gabriela Hardtke. Peter Pan para crianças brasileiras: a adaptação de Monteiro Lobato para a obra de James Barrie. In. CECCACINI, João Luís. Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis, SP: ANEP, 2004, p.58-71.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.

________. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

________. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In. PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-29.

________. Imagem, mídia e política: construção, efeitos de sentido, dramatização, ética. In. MENDES, Emília (coor.); MACHADO, Ida Lúcia; LIMA, Helcira; LYSARDO-DIAS, Dylia (orgs.). Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013, p. 383-405. Disponível em: http://150.164.100.248/netii/data1/arquivos/imagem.pdf > Acesso em: 01/06/2018 às 10:50h.

___________. Da ideologia aos imaginários sociodiscursivos. In. ___________. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2006, p.187-208.

___________. Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor. [Traduzido por André Luiz Silva e Rafael Magalhães Angrisano]. Entrepalavras. Fortaleza, v.7, p.571-591, jan./jun.2017.

FERES, Beatriz dos Santos. A verbo-visualidade a serviço da patemização em livros ilustrados. In. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, vol.8, n. 2, p. 87-102. São Paulo, jul-dez de 2013.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação [tradução de André Cechinel]. 2 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

IANNONE, Leila Rentroia; IANNONE, Roberto Antonio. O mundo das histórias em quadrinhos. [Ilustrações de Márcio Perassollo] São Paulo: Moderna, 1994.

LOBATO, Monteiro. Dom Quixote das Crianças. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 1960.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In. DIONISIO, Angela Paiva; et al. (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p.209-224.

PATATI, Carlos; BRAGA, Flávio. Almanaque dos quadrinhos: 100 anos de uma mídia popular. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

SIMAS, André. Dom Quixote das crianças em quadrinhos. Adaptado da obra de Monteiro Lobato por André Simas. [Ilustrações Cor e Imagem]. 3 ed. São Paulo: Globo, 2012. (Coleção Monteiro Lobato em Quadrinhos)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.