OS PROFESSORES DE ESPANHOL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/ RJ E O SEU (NÃO) LUGAR: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Graziele Ferreira dos Anjos

Resumo


No âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), em 2009, foi criado o Programa Rio Criança Global cujo objetivo é ampliar a oferta do ensino da Língua Inglesa para todos os alunos do Ensino Fundamental, desde o 1º até o 2º segmento. Essa medida tem gerado mudanças na perspectiva do ensino das línguas estrangeiras nessa rede, antes marcada por uma postura plurilíngue uma vez que além do inglês também estavam presentes na matriz curricular o francês e o espanhol. Por conseguinte, essa pesquisa de mestrado interessa-se em compreender o (não) lugar ocupado pelos professores de Língua Espanhola da rede municipal carioca e como tem se configurado a atividade de trabalho desses profissionais no interior das unidades escolares. Para dar conta dessas inquietações, organizamos a pesquisa em duas etapas: uma primeira etapa documental, composta por documentos institucionais e legais, e uma segunda etapa de organização e aplicação de questionário aplicável e de entrevista ao professor de Língua Espanhola. O trabalho está inscrito no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, especificamente aquela filiada aos domínios do conhecimento desenvolvidos por Dominique Maingueneau (1997, 2002, 2008a, 2008b). Recorremos também às contribuições de Mikail Bakhtin (2011) e de Michel Foucault (2015). Esperamos que esse trabalho proporcione reflexões acerca da valorização do saber e do fazer do professor, não só do professor de Língua Espanhola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, mas do coletivo de professores independentemente da formação acadêmica e do lugar de atuação.

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