ATIVIDADES MULTISSENSORIAIS: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO EM LEITURA

IVANA QUINTÃO DE ANDRADE

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a multissensorialização do texto verbal escrito – mais especificamente, do texto literário – como estratégia preparatória de mediação leitora voltada para os alunos do Ensino Fundamental II. Nossa hipótese é a de que, por meio de estímulos olfativos, gustativos, auditivos, táteis e visuais, seja possível levá-los a acessar memórias, principalmente, as sensoriais e afetivas, que venham fertilizar sua imaginação e levá-los a fazer previsões antes da leitura do texto propriamente dito. Acreditamos que, com esse procedimento, o professor-mediador poderá ajudar seus alunos a aumentar seus graus de compreensão e interpretação dos textos. Para tal, procuramos nos orientar pelos pressupostos teóricos da Semiolinguística, no que tange ao contrato de comunicação (CHARAUDEAU, 2005; 2014), verificando a participação dos sujeitos envolvidos nas práticas de leitura fora da escola e nas práticas de leitura na escola. Além disso, vamos nos basear, também, nos níveis de leitura – sensorial, emocional e racional – de Martins (2006). Para a atividade anterior à leitura, utilizaremos a etapa denominada introdução, proposta por Cosson (2006) para a leitura de textos literários. O corpus será formado por um texto literário, a partir do qual esperamos proporcionar aos alunos um envolvimento multissensorial único com um mundo feito de palavras.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, R. da C. Caleidoscópio dos sentidos: uma leitura de Bartolomeu Campos de Queirós. Zunái–Revista de poesia e debates. Ano IX – Ed. XXVI – Março/2013. Disponível: http://www.revistazunai.com/ensaios/rodrigo_da_costa_araujo_caleidoscopio.htm Acesso: 17/11/17

BORTONI-RICARDO, S.M. et al. Leitura e mediação pedagógica. SP: Parábola, 2012.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Ângela Correa e Ida L. Machado. 2ª. ed. SP: Contexto, 2014.

______. Discurso das mídias. SP: Contexto, 2005.

CHARAUDEAU, P. & MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. SP: Contexto, 2016.

¬¬¬

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. SP: Contexto, 2006.

CUNHA, A.G. da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1982.

D’PLÁCIDO E SILVA. O. J. Vocabulário jurídico. 7ª. ed. Vol. I. RJ: Forense, 1982.

EMEDIATO, W. Contrato de leitura, parâmetros e figuras de leitor. In: MARI, H. et ali (ORGS.) Ensaios sobre leitura 2. BH: Editora Puc-Minas, 2007.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51.ed. SP: Cortez, 2011.

JOUVE, V. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. SP: Editora UNESP, 2002.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. SP: Pontes, 2004.

MARTINS, M. H. O que é leitura. SP: Brasiliense, 2006

SILVA, M. da. Crônicas cognitivas. Niterói/RJ: Intertexto, 2009.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6ª.ed. porto Alegre: Artmed, 1998.

QUEIRÓS, B. C. de. Os cinco sentidos. SP: Global, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.