Interfaces na Aquisição de Propriedades Discursivas em L2: uma abordagem Psicolinguística

Carla Mota Regis de Carvalho

Resumo


Pesquisas recentes sobre aquisição de L2 e bilinguismo buscam verificar a relação entre as interfaces do sistema linguístico e os componentes externos à gramática para compreender as dificuldades vividas pelos aprendizes de L2. (White, 2011) A Hipótese das Interfaces propõe que estruturas envolvendo uma interface entre sintaxe e outros domínios cognitivos são menos propensas a ser adquiridas completamente se comparadas a outras não envolvendo essa interface. (cf. SORACE, 2011) Assim, estruturas que exigem apenas computações sintáticas gerariam menos custo e mais facilidade no curso da aquisição de L2, inversamente, a necessidade de integração entre a sintaxe-discurso ou sintaxe-pragmática, por exemplo, acarretariam maior custo ao aprendiz. Para Sorace (2005) certas características interpretáveis como a mudança de tópicos são fonte de problemas contínuos na interface sintaxe-discurso. Por meio de uma abordagem experimental e à luz da HI, pretende-se investigar a aquisição de espanhol como L2 a partir de estruturas com verbos inergativos e inacusativos envolvendo propriedades discursivas relacionadas à posição argumental, pois de acordo com Pinheiro-Correa (2010), tais verbos se comportam de maneiras distintas em PB e espanhol.  Durante a pesquisa serão elaborados experimentos on-line, off-line e off-line controlado, respectivamente, leitura automonitorada, produção induzida e julgamento de aceitabilidade que serão aplicados a dois grupos controle (monolíngues de PB e espanhol) e a dois grupos experimentais (bilíngues de espanhol e PB).

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Referências


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